segunda-feira, 22 de março de 2010

Trabalhando os gêneros "Artigo" e "Entrevista"

Antes dos textos e de suas respectivas atividades, gostaria de fazer algumas considerações no que diz respeito aos seus objetivos. Os alunos para os quais essas atividades foram pensadas e concebidas - 3º ciclo, 12 anos - apresentam uma relativa defasagem em relação às habilidades e competências que se desejavam adquiridas. Portanto, acredito que o trabalho com gêneros textuais que tragam discussões do interesse deles, pode contribuir para o aproveitamento das aulas. Temos que lembrar que, embora muitos tenham significativa dificuldade na leitura e análise do texto, eles são adolescentes e, como tais, dificilmente vão se interessar por textos que foram "construídos" para a alfabetização. Assim, a prática de sala de aula tem me mostrado que é possível sermos mais bem-sucedidas à medida que, mesmo diante das dificuldades de leitura e compreensão, nos valemos de textos que possam interessá-los. Nessas duas atividades, esperava-se desenvolver as habilidades de inferência, previsão textual, recuperar informações implícitas nesses gêneros, reconhecer os efeitos de sentido desencadeados por certas estruturas sintáticas ou de pontuação e, ainda, começar a construção das noções de intertextualidade. Em termos metodológicos, tenho usado as "sequências didáticas do português" que consiste, grosso modo, em monitorar a escrita a partir de "ajustes de módulos". Em outros termos, a primeira produção escrita, da resposta, é revista pelos alunos e vai sendo "regulada" até uma versão final.

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