domingo, 21 de março de 2010

ATIVIDADES DOS GÊNEROS ARTIGO E ENTREVISTA

ATIVIDADES: “E, afinal, Pattinson é gay ou namora a Kristen Stewart?

1. Reveja: “A questão do título, a que mais atiça as fãs, Robert Pattinson não responde”.

EXPLIQUE a que questão o texto se refere.

2. Qual é a estratégia utilizada pelo ator para evitar perguntas indesejadas?

3. Sobre a declaração de Pattinson “Eu realmente odeio vaginas. Sou alérgico a vaginas”, o editor do artigo escreve: “se você leu isso como “Eu sou gay”, não está sozinha (o).”

A expressão sublinhada diz respeito a quem? A quem o editor se refere?

4. Reveja o seguinte enunciado:

Mas um astro como Robert não pode ser gay - pelo menos não assumidamente.

Perceba que o autor do artigo, Marco Aurélio, primeiro afirma algo, mas, em seguida, ele relativiza a afirmativa. Qual a estratégia que ele utiliza para relativizar a sua “fala” anterior?

5. DEMONSTRE quais seriam as consequências, segundo o texto, para o cinema e indústrias de entretenimento, caso o ator de Crepúsculo assumisse publicamente a possível homossexualidade.

6. O editor, ao final do seu artigo, usa a seguinte expressão: “essa galera (…) não dá ponto sem nó”. Perceba que Marco Aurélio utiliza a variedade NÃO PADRÃO da língua, ou seja, ela usa uma linguagem informal.

Atento ao SUPORTE onde o artigo foi publicado, EXPLIQUE por que ele utiliza uma linguagem mais informal.

7. Reveja o seguinte enunciado:

“Sempre que você ler alguma declaração polêmica de um astro, desconfie.”

De acordo com o contexto, DEFINA o sentido que você julga mais apropriado para o termo sublinhado. Em seguida, produza um enunciado em que ele apareça.


TRABALHANDO A ENTREVISTA

1. O título da entrevista do Suplemento Folhateen “dialoga” com o título de um filme americano, de 1994, intitulado “Entrevista com o vampiro”, cujo ator principal era Tom Cruise. EXPLIQUE por que o autor da entrevista, Chico Felitti, usou o nome do filme para dar título a sua entrevista.

2. Na primeira resposta dada ao jornalista da Folha, a palavra “entrar”, usada por Robert Pattinson, vem entre aspas. EXPLIQUE o uso das aspas nesse caso.

3. Ao ser perguntado sobre como se concentra, o ator inglês responde da seguinte forma: “Eu vou para dentro de mim e fico por lá…”

Qual o efeito de sentido que as reticências dão à resposta do autor?

4. Reveja essa resposta de Pattinson:

Como me concentrar com um monte de paparazzi ao redor? Como é que um ator entra no personagem, se sabe que tem um monte de gente fotografando?”.

Perceba que o ator responde uma pergunta com outras perguntas. O uso do ponto de interrogação, na fala de Pattinson, tem o sentido de perguntar algo, de se mostrar indignado com algo ou de desafiar alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário