sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Consolidando Habilidades de leitura e escrita: algumas questões

Uma vez mais, e certamente não será a última, recorro-me ao gênero jornalístico, à maneira de consolidar certas habilidades de leitura e escrita no 8º ano, por acreditar que esse gênero é bastante sedutor para os adolescentes. Não há dúvidas, que o trabalho em sala de aula deve privilegiar o maior número de gêneros textuais possível, principalmente, criando momentos para o contato com aqueles menos acessíveis aos alunos, principalmente, aqueles que moram em regiões mais periféricas. Contudo, penso que nos primeiros momentos, o Professor deve privilegiar textos que têm um apelo muito forte entre esse público, para que o desejo, mesmo, de ler e escrever se construa. Daí, então, passa-se a outros tipos textuais, variando, também, seu grau de complexidade.

Pois bem, a atividade que se segue, "Temporada de paixões", foi pensada para consolidar habilidades de leitura E ESCRITA já trabalhadas, como:

- fazer inferências;
- recuperar informações implícitas no texto;
- relacionar imagem com a temática discutida;
- retomar informações já dadas;
- desenvolver a capacidade de lidar com coerência e coesão na escrita, evitando, por exemplo, a repetição;
- relacionar o partes do texto ao seu título;
- reconhecer os diferentes tipos de texto e
- entender a relação entre o suporte escolhido e a temática do texto.

Não se pode perder de vista que o texto deve ser lido, num primeiro momento, pelo aluno, individualmente. Depois, é imprescindível que o professor faça a leitura em voz alta para, em seguida, começar a discussão oral de todos os aspectos contextuais e temáticos do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário